domingo, 27 de maio de 2012

PROJETO DE AÇÃO NA ESCOLA

PROJETO DE LEITURA LEIA COMIGO
Tema: Leitura
Introdução
Partindo da necessidade e das dificuldades encontradas no processo de alfabetização, vejo neste projeto de leitura, que será desenvolvido durante os trimestres deste ano letivo, a possibilidade de refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem da oralidade, leitura e escrita dos alunos do 2º ano, da turma 22, da E. E. E. B. Manoel Vicente do Amaral, pois acredito na idéia da construção do novo no diálogo entre professor, aluno e família com o conhecimento. Além disso, sabemos que as crianças utilizam informações objetivas para aprender, mas também usam preferencialmente a brincadeira e os jogos de faz-de-conta para fazê-lo, muitas vezes falando alto para poderem ampliar seus conhecimentos a partir de um jogo entre a novidade que está sendo apresentada a elas e o que já conheciam sobre o assunto.
Justificativa
Nos dias de hoje, parece-nos inegável a importância da leitura e de saber ler, para que os cidadãos se integrem plenamente na vida quotidiana, em termos profissionais e em termos de lazer. A formação de crianças leitoras começa muito cedo, sendo a família a primeira instituição a promover e a colaborar nessa formação. Alguns estudos põem em evidência o papel desempenhado pela família da criança, na formação do gosto pela leitura e de hábitos de leitura. O adulto pode ser um intermediário afetivo, entre a criança e o texto, tornando deste modo o momento da leitura num momento de grande sensibilidade e de grande ternura. A família deve promover e facilitar o contato da criança com o livro e com outros materiais impressos, despertando nela o desejo e a curiosidade de ler e fazendo da leitura uma rotina de prazer, sendo assim, o Projeto Leia Comigo surge da necessidade de alternativas para solucionar problemas de leitura, escrita e aprendizado em geral dos meus alunos do 2º ano, pois, diante de diferentes situações constatei que a rotina de atividades não estava sendo na maioria das vezes produtiva e que era perceptível em alguns alunos a dificuldade de reconhecer as palavras, concentrar-se, ter uma leitura compreensiva, expressar opiniões, emoções, sentimentos, assimilar conhecimento e ter um bom convívio social, porém o processo de aprendizagem se estabelece diariamente na escola, onde o aluno, ao assimilar novas informações, aplica-as em situações diversas, também sabemos que a leitura é a porta de acesso à informação pelo indivíduo, e, portanto deve ser uma tarefa compartilhada com a escola, família e sociedade em geral. Assim sendo aposto no Projeto de Leitura – Leia Comigo, no apoio da família e nas possibilidades que o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como a internet, os vídeos do you tube, blogs que nos possibilitam interagir e buscar informações, construir aprendizado.
Objetivos
O projeto tem como objetivo, neste processo de alfabetização:
-Despertar o interesse e o gosto pela leitura e aperfeiçoá-la de modo a garantir-lhe o domínio da prática, desenvolvendo as habilidades de interação oral e escrita, buscando no âmbito familiar a parceria adequada que a criança necessita nesta fase de alfabetização;
- Incentivar a prática da leitura no ambiente familiar;
- Resgatar o valor do respeito;
- Formar leitores críticos e reflexivos;
-Promover a discussão acerca da literatura infantil na sala de aula;
-Reconhecer a leitura como fonte de informação, de prazer e de conhecimento;
-Refletir as práticas de leitura no contexto escolar;
-Possibilitar vivências de leitura diversificadas;
-Promover o acesso ao livro como um bem cultural, direito de todo cidadão;
-Utilizar o computador como apoio para o aluno e o professor, fornecendo estímulos audiovisuais, intersociais e lúdicos, motivando o gosto pela descoberta, permitindo através de sua exploração, a construção do conhecimento, aprendendo aquilo que lhes é significativo.
Fundamentação Teórica
Inicialmente, para falarmos em Educação, temos que pensar na leitura, como fator primordial à alfabetização do aluno. Infelizmente no Brasil poucas pessoas possuem o hábito de ler. A leitura como fator educacional, constrói dentro do ser humano, um campo enorme de conhecimento, seja do mundo, como de si mesmo. A leitura é à base do processo de alfabetização e também da formação da cidadania. Ao ler uma história a criança desenvolve todo um potencial crítico: pensar, duvidar, questionar. “Ler é estimulante” (SILVA, 2009).
A nossa escola atual propõe o letramento e alfabetização da criança através do contato com uma gama variada de portadores de texto, com destaque especial aos livros de Literatura Infantil, hoje disponibilizados amplamente pela Internet. A criança, ao ficar inserida nesse contexto, amplia seu mundo letrado rico em significados, desenvolvendo-se como cidadão participativo, mais autônomo e mais consciente dos seus direitos e deveres realizando melhor leitura do mundo que a cerca.
Ao entrar em contato com o universo dos contos de fadas, que segundo BETTELHEIN (2002, p.12) oferece níveis distintos de significado, a criança enriquece sua existência pela diversidade das contribuições possibilitadas por esses contos à sua vida. Ela vai construindo o seu conhecimento da linguagem escrita de maneira prazerosa e interessante.
De acordo com VALENTE, com o computador e a tecnologia digital o aluno interage com os objetos de conhecimento de maneira mais rica. Cabe ao professor, como mediador desse processo, apropriar-se definitivamente destas ferramentas e mecanismos, que são as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), para que o aluno usufrua da diversidade textual contida nas telas, ampliando com isso suas possibilidades de escolhas.
Cronograma
Ações/Tempo
1º Trimestre
2º Trimestre
3º Trimestre
Leitura de pequenos textos; DVD com joguinhos educativos; Cartelas com parlendas; Caderno de desenho.
x


Leitura de textos e atividades; Cartelas com ditado recortado; CD com cantigas de roda. Um livrinho de historinha infantil; Caderno de desenho;

x

Leitura de pequenos textos;História em sequência; Palavras cruzadas; Gibi; CD com a tabuada cantada; Livrinho de historinha infantil; Caderno de desenho e literatura para o familiar durante os três trimestres.


x
Ações
Leituras, histórias contadas, atividades lúdicas, desenho, apresentações, CDs, DVDs, postagens no blog.
Primeiro Trimestre
No 1º trimestre na sacola além do caderno terá os seguintes ítens: um livro montado artesanalmente onde o aluno terá pequenos textos e atividades onde poderá interagir de maneira lúdica, um DVD com joguinhos educativos, cartelas com parlendas para serem lidas e repetidas várias vezes, um caderno de desenho onde o aluno demostrará de forma criativa o que mais o chamou atenção.
Segundo Trimestre
No 2º trimestre na sacola além do caderno terá os seguintes itens: um livro montado artesanalmente onde o aluno terá pequenos textos e atividades onde poderá interagir de maneira lúdica, cartelas com ditado recortado, um CD com cantigas de roda, um livrinho de historinha infantil que depois de lido o aluno deverá escrever no caderno um pequeno comentário sobre a história que leu e um caderno de desenho onde o aluno demostrará de forma criativa o que mais o chamou atenção.
Terceiro Trimestre
No 3º trimestre na sacola além do caderno terá os seguintes itens: um livro montado artesanalmente onde o aluno terá pequenos textos e atividades onde poderá interagir de maneira lúdica, atividade de história em sequência e palavras cruzadas, um gibi, um CD com a tabuada cantada, um livrinho de historinha infantil que depois de lido o aluno deverá escrever no caderno um pequeno comentário sobre a história que leu e finalmente a apresentação da história que leu para os colegas e professora na sala de aula e um caderno de desenho onde o aluno demostrará de forma criativa o que mais o chamou atenção, e para o familiar que o acompanhar terá: receitas, jornal, um livro de literatura durante os três trimestres.
Recursos
Humanos – alunos, pais, professora, monitoras e equipe diretiva.
De uso comum – tecido, material de costura, caderno com pautas, caderno de desenho, cartolina, fita durex, revistas, jornais, gibis, livrinhos de literatura infantil, livros de literatura adulta.
Tecnológicos – CD, DVD, máquina digital, laboratório de informática.
Considerações
Com está disciplina pude perceber a importância das novas TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), e que não são meros suportes tecnológicos. Elas têm suas próprias lógicas, suas linguagens com inúmeras possibilidades do uso correto das tecnologias. Bem como a participação efetiva na área da educação e principalmente na execução do mesmo garante uma melhor assimilação, pois quando participamos efetivamente dos projetos conseguimos perceber a importância do que está sendo proposto para estudo. E assim sendo percebemos a aplicabilidade do que está sendo aprendido em nosso dia a dia. E é necessário empenho, dedicação, ação. Quando somos desafiados a questionar, quando nos perturbamos e necessitamos pensar para expressar nossas dúvidas, quando nos é permitido formular questões que tenham significação para nós, emergindo de nossa história de vida, de nossos interesses, nossos valores e condições pessoais, passam a desenvolver a competência para formular e equacionar problemas. Quem consegue formular com clareza um problema, a ser resolvido, começa a aprender a definir as direções de sua atividade.
Referências
SILVA, Cleide C. G. R. da. A Importância da Leitura. Várzea Grande, 2009. Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/18110/1/a-importancia-da-leitura/pagina1.html. Acesso em: 12 de Junho de 2009.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 16ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002, p.12.
VALENTE, José Armado. Diferentes usos do computador na educação. Disponível em www.proinfo.mec.gov.br/uplad/biblioteca/187 pdf. acesso em 24Out2008.
VIEIRA, Rita Andréia Cipriano, VANIEL, Berenice Vahl. Texto. Ambientes Virtuais de Aprendizagens: uma possibilidade de Aprendizagens Prazerosas no Ensino Fundamental. Disponível em: http://www.uab.furg.br//file.php/229/AULA_4/artigo_AVA_rita_berenice.pdf. Acesso em 20 de abril de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário